top of page

Fascículo 2 – Coexistencialidades: territórios e graus de desterritorialização


 

Sigo Migliorim no Facebook. Recebido da plataforma o selo de super fã. Acompanhei as escritas nos primeiro dias de quarentena, como também li alguns de seus livros acerca de cinema e educação. Antes disso, tenho participado de algumas oficinas que coordena pelo Laboratório Kumã. Mas, sem lograr uma continuidade desejada, tendo em vista que diferentes situações cotidianas têm sistematicamente impedido esses acontecimentos. Atravessar a ponte Rio-Niterói para ir da Glória até a Universidade Federal Fluminense, nem é tão distante. Mas, o professor tem seu tempo sempre a mercê dos tempos escolares. Não foi diferente na pandemia. As aulas virtuais ocuparam ainda mais tempos em novas ações pedagógicas apar além da hora/aula. Mas o que quero esclarecer é que estar na disciplina Cinema e Processos Subjetivos era uma maneira de ter contato com o pensamento do grupo, no que diz respeito a cinema e cuidado, e uma oportunidade para melhor entender Deleuse e Guattari. Além de ler ouvir o professor e suas considerações sobre mil platôs, em mais um platô. A sala de aula online.Sobre o layout, o blog tem tudo que você precisa para criar lindos posts que chamam a atenção do leitor. Confira nossos recursos de design.


Estar nesta disciplina, não é ato isolado e sim coextensivo a tudo isso. E por isso, leitura e escrita de textos podem contar com elementos agregados. Como encontramos nas aulas da disciplina. Uma sala de aula, com um mural virtual, referências de muitas tecidos, filmes, charges, sons, anedotas histórias, visitas, presenças de estudantes, ausências de outros, ritornelos. Do lado de cá da tela, a admiração continuada, não só minha, mas estampada nos rostos em escuta. Uma presencialidade frequente, que professa e que vaza o gosto da aula, de dar aula. De abrir espaço para escuta, mesmo com poucas vozes corajosas ou dispostas a fazer perguntas.


A coexistencialidade ficou bem nítida, para mim, na ausência do professor, nas ocasiões de licença médica por causa da Covid-19, sim professor também adoece. É fato. E, na ocasião da última aula, quando foram apresentadas as oficinas /grupos de pesquisas realizados com grupos de professores. Métodos e perfis, não dos participantes, mas das participações, demostraram, conforme os pensadores, que

multiplicidades são a própria realidade e não supõem nenhuma unidade, dizem Delueze e Guattari. As subjetivações, as totalizações, as unificações são, ao contrario, processos que se produzem e aparecem nas multiplicidades. Os princípios característicos da multiplicidade que concernem a seus elementos, que são suas singularidades; as suas relações que são devires, a seus acontecimentos, que são heiceidades (quer dizer, individuações sem sujeito); a seus espaços tempos a seus espaços tempos livres; a seu modelo de realização, que é o rizoma(por oposição ao modelo da árvore);a seu plano de composição, que constitui platôs (zonas de intensidade contínua);aos vetores que a atravessam, e que constituem territórios e graus de desteritorialização. (DELEUZE, GUATARRI, 1996,p,9)



 
 
 

Comments


bottom of page