Fascículo 1- Preâmbulo
- Fernanda Cavalcanti de Mello
- 2 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Este texto-ensaio-resenha-crítica-apontamentos surge por demanda de compromisso institucional avaliativo da disciplina a qual me inscrevi no como aluna especial na Universidade Federal Fluminense. Um desejo realizado, pois a respectiva disciplina além de ter como eenta o pensamento deleuzeano, caro à pà linha de pesquisa a qual faço parte Cotidianos currículos: redes educativas Imagens e Sons, traz a potencia de um dos estudiosos e pesquisadores sobre cinema e educação como professor titular. ê pode gerenciar seu blog em qualquer lugar com mais facilidade e conveniência. No post desse blog vamos compartilhar dicas de como escrever seu post no Wix Blog.
Nesses tempos de pandemia, impossível desvinvular os “dispositivos” que nos levam à refletir e a escolher as formar de expressar tais reflexões produzidas nesses espaçostempos de produção do conhecimento. Esclareço que, em nossa pesquisa com os cotidianos, percebemos os espaçostempos inseparáveis. Diferentemente, inclusive, que segundo François Ewald não só separam quanto dão mais importância ao espaço do que ao tempo. Privilégio é o termo usado pelo resenhista de Mil Platôs- Capitalismo e Esquizofrenia, Vol 1. Para nós que estudamos com os cotidianos, tempoeespaços estão impregnados em nossa produção do conhecimento, pois tal produção se dá a partir das redes que formamos que que nos formam (Alves, 22029).
Pois bem, tal preâmbulo objetivou circunscrever esta escrita. Esta aqui, com a qual cumpro um dispositivo muito mais foucoutiano, porque máquina de estado, do que deleuziano, que respeita a dinâmica de cada qual, em sua inventiva máquina de guerra insurgente. Sorte, no entanto, gozar de certa liberdade de escolha para produzir discussões relacionadas a própria pesquisa ou uma resenha crítica acerca de um dos temas desenvolvidos na disciplina. Aulas densas, ricas, questionadoras deixando interlocutores em suspenso. Silêncios pensantes...era possível escutar pelos semblantes de câmeras nos monitores alternando-se, entre abertas e fechadas. As reflexões lá, pairando sobre as cabeças, fontes e referências disponibilizadas em um mural virtual.
Pois bem, eis o texto: Vai inspirado na pandemia, em cenas visitadas por mim. Em espaçostempos atravessados pelo cotidiano de medo e de cuidados com família, nas janelas decalcadas dos fatos, tentando em vão criar um corpo sem órgãos para mim, de interpretar as falas, os escritos, os ensinamentos, apiedandondo-me, pelos calos nos dedos, pelos avessos ao me colocar em oito pedaços de textos. Por isso vão aos pedaços, aos fascículos, degustando as palavras sobre o texto, que também leio, desde a capa, as orelhas, o verso,o prefácio para a edição italiana e o primeiro capítulo Introdução: rizoma, e a introdução : rizoma, da coleção devidamente fasciculado, ilustrado e depositado em um site, acerca da coleção TRANS na versão CRIAÇÃO a partir de Gilles Deleuze Félix Guatari –Mil Platôs Capitalismo e Esquizofrenia Vo. 1. Coordenação de Tradução Ana Lúcia de Oliveira.

Comments